terça-feira, 9 de outubro de 2012

APURANDO NOSSA VISÃO

Resolvemos trabalhar as diversas partes do corpo humano, perguntei a turma o que eles tinham interesse em pesquisar e alguns sugeriram pesquisarmos sobre a VISÃO.
Para animar um pouco a turma, pedi que eles pesquisassem sobre ILUSÃO DE ÓTICA.



A turma ficou fascinada, incontrolável
e surpreendentemente curiosa.

Em resumo, ILUSÃO DE ÓTICA são imagens que podem mostrar muito mais do que apenas o que você está vendo. Também há muitas que são criadas para enganar os olhos (por isso o nome), fazendo com que acreditemos estar diante de algo que realmente não existe.



ILUSÃO DE ÓTICA

Tapete voador 


Quem disse que o tapete mágico do Aladdin não poderia existir de verdade? Em um evento na praia, uma mulher sobre um tablado parece estar flutuando sobre a areia, quando na verdade está sobre um tablado de madeira. Você conseguiu entender os motivos para que fiquemos iludidos? Uma bandeira faz sombra pouco antes do tablado, criando a impressão de que é o “tapete” que está tapando o sol.



 

Subsolo imaginário


Pinturas 3D são muito divertidas, ainda mais quando apresentam a perfeição desta que escolhemos. Com tinta e muita criatividade, o pintor conseguiu criar um ambiente inteiro logo abaixo do solo. Você pode perceber como o trabalho dele é incrível, pois até mesmo os tijolos da rua foram imitados para criar uma junção espetacular dos “dois mundos”.


 

Cuidado para não cair



Andar por uma loja assim não deve ser muito fácil. Afinal de contas, a superfície não é nada regular. Veja como existem ondulações no chão, parece até que o local foi pisoteado por dinossauros. Isso que acabamos de falar poderia ser verdade, mas a realidade é bem diferente. O chão só está pintado com linhas disformes, criando uma incrível ilusão de ótica

Espiral infinita


Olhe esta incrível espiral. Você consegue saber onde ela vai terminar? É uma missão muito difícil, ainda mais quando analisamos tudo com calma, pois assim que fixamos os olhos no fundo do cenário, tudo começa a rodar. Uma ilusão de ótica simples e bastante divertida.


Cano mágico

 
Esta ilusão é uma fotografia e um encanamento muito antigo pode ser observado. Ele sai do fundo da imagem e é trazido para frente, mas aparece mais no fundo ainda. “Como assim, Tecmundo?” Calma, é só uma ilusão de ótica. O cano está vindo para frente, mas devido ao corte na estrutura, parece que ele termina no fundo do cenário


Um rosto no campo


Uma pintura muito bonita, com vários animaizinhos, uma criança descansando, árvores, casas e o rosto de um senhor. Você não achou o rosto do senhor? Observe a imagem de novo. Junte todos os elementos dela e você perceberá qual é a ilusão de ótica.




Uma brincadeira macabra


Esta ilusão de ótica é um pouco macabra, mas também é muito criativa. O que você está vendo sobre a mesa do jardim? Bem, nós conseguimos ver uma menina que teve a cabeça arrancada.  Na realidade, uma garotinha está deitada sobre a mesa e outra está atrás, fingindo ser a parte do corpo arrancada.

           A maior pintura 3D do mundo


Encomendada pela Rebook, esta pintura 3D entrou para o Guinness por ser o maior painel tridimensional do mundo. A dupla de artistas Joe & Max criou um ambiente incrível, capaz de fazer qualquer um pensar que está prestes a cair em um precipício. Impressionante não? É mais uma ilusão de ótica perfeita.



Água animada em imagem estática

Para criar essa ilusão de ótica, deve ter sido necessário bastante conhecimento científico. Várias torneiras de água são colocadas entre colunas (criadas com linhas brancas). Ao fixar os olhos na imagem, temos a impressão de que a água das torneiras está em movimento, como se a imagem fosse animada.

Parada ou giratória?

Mais uma imagem que confunde a cabeça das pessoas. Será que o fundo está girando? Está parado? E o meio da ilustração? Na verdade, está tudo parado, mas devido à disposição das esferas, a sensação que temos é de que está acontecendo uma movimentação de todo o material.
Trabalho realizado pelo aluno
Fabrício Gomes Moraes Santos

MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES

Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.


Membros Superiores

Composto por braço, antebraço, pulso e mão.
O braço só tem um osso: o úmero, que é um osso do membro superior.
O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com o cúbito (ulna) o esqueleto do antebraço. O cúbito também é um osso longo que se localiza na parte interna do antebraço.
A mão é composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituída por oito ossos dispostos em duas fileiras), são uma porção do esqueleto que se localiza entre o antebraço e a mão. O metacarpo é a porção de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos.

Membros Inferiores

São maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e pé.
A coxa só tem um osso - o fêmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilóide. O fêmur tem volumosa cabeça arredondada, presa a diáfise por uma porção estreitada - o colo anatômico.


A extremidade inferior do fêmur apresenta para diante uma porção articular - a tróclea - que trás dois côndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fêmur é o maior de todos os ossos do esqueleto.
A perna e composta por dois ossos: a tíbia e a fíbula (perônio). A tíbia é o osso mais interno e a fíbula é o osso situado ao lado da tíbia.
Os dedos são prolongamentos articulados que terminam nos pés. O pé é composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso é a parte do pé situada entre o tarso e os dedos. O tarso é a porção de ossos posterior do esqueleto do pé.



 

Cintura Pélvica

Ou bacia, conecta os membros inferiores ao tronco. Podem distinguir o homem da mulher. Nas mulheres é mais larga, o que representa adaptação ao parto.



Trabalho realizado pela aluna
 Sabrina Vasconcelos Santos

O CORPO HUMANO

Após termos traçado o contorno dos corpos da Andressa e do Gustavo e a turma toda ter medido a polegada, o palmo e o pé, falamos um pouco mais sobre os sentidos.


OS CINCO SENTIDOS
A professora aproveitou a aula de Ciências e trabalhou o seguinte texto:
Os sentidos nos permitem perceber tudo o que se passa ao redor de nós.
Temos cinco sentidos: a VISÃO, a AUDIÇÃO, o OLFATO, o PALADAR e o TATO.
Os OLHOS são órgãos da VISÃO. Com os olhos podemos ver as cores, as pessoas, as plantas, os animais, os objetos.
Os OUVIDOS são órgãos da AUDIÇÃO. Com os ouvidos, nós ouvimos músicas, palavras, ruídos.
O NARIZ é o órgão do OLFATO. Com o nariz, nós sentimos os cheiros.
A LÍNGUA é o órgão do PALADAR. Com a língua, nós sentimos o gosto das coisas.
A PELE é o orgão do TATO. Através da pele, nós sentimos as coisas, as pessoas, temperatura, textura etc.


NOSSOS SENTIDOS
"Olfato é quando a gente cheira alguma coisa, pode sentir o cheiro, bom ou ruim. O tato, é quando a gente sente alguma coisa que a gente toca com as maõs, sentimos diferentes texturas. Paladar, é quando a gente sente o gosto de alguma coisa, pode ser azedo, doce, salgado e amargo. Visão é quando a gente olha para alguma coisa e vê".
Comentário do aluno Hericles Almeida dos Santos.